terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

COMBATE A MEDIOCRIDADE HUMANA


Neste ensaio quero apresentar importantes questões que exigem cada vez mais a nossa atenção. Com efeito, o futuro da humanidade não está definido e avizinha-se um tempo que pode trazer consequências imprevisíveis.

A crise global (se pensarmos pelo ponto de vista do caos urbano) em que vivemos é grave em todos os setores e poderão dar origem a uma mudança dramática no mundo inteiro, com um desenlace imprevisível, mas em que podemos antever que, mais uma vez serão os povos e países mais fragilizados a serem mais fortemente afetados.

Mais porque pensar em crise se podemos viver acima dela. O que é uma crise? Existe de fato o caos que os alarmistas de plantão pregam a todo instante? O homem, desde a sua origem a milhares de anos, pregam essa constante destruição do ser humano. Pregam a conversão de seus delitos e que se arrependam da destruição que causam ao próprio planeta. De fato, há um grande alarme que rondam os habitantes terrestres.

Não quero aqui discordar que haja esse colapso gerador de destruição iminente. Creio que haja sim esse juízo final. Houve para Pompéia, houve para Sodoma por que não haveria de ter para a nossa civilização? Falar em civilização, será que somos mesmo civilizados? O que nos difere dos considerados “bárbaros” que usufluiam com sabedoria da terra que habitava?

A mediocridade humana é o meu maior combate... Quero combater as ações e decisões medíocres que somos obrigados a ver na sociedade contemporânea. Começa com o povo que acredita nas promessas de homens incapazes de governar a própria família e termina com eles fazendo as maracutaias para se dar bem.

Espero que neste ano eleitoral, as pessoas se concientizem da capacidade de cada um dos milhares de candidatos que irão aparecer e, pelo menos saiba distinguir os medíocres. Elejam gente compromissada com os interesses públicos. Abaixo os medíocres.

Texto: Odair José.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Onde os Fracos não tem vez...


Ontem foi a grande festa do Oscar e o grande vencedor da noite foi Onde os fracos não tem vez. Ainda não vi o filme e nem li muito sobre ele. No entanto, só o nome já é bastante sugestivo. Fiquei pensando... Onde é que os fracos não tem vez? Poxa vida, em qualquer lugar dessa nossa jornada. Já parou para pensar o quanto é complicado viver na sociedade de hoje? As pessoas não têm respeito uma pelas outras, não vivem mais pelo próximo é cada um por si e dane-se os outros. A vida torna-se renhida a cada momento. Os fracos nem conseguem viver... São logos surrupiados desse mundo. É preciso coragem para enfrentar de peito aberto as agruras do dia-a-dia que nos cercam. Não sei se mereceu pelo filme, mais só esse nome já merece o Oscar...

Texto: Odair José.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Reflexão sobre o Ensino nos dias atuais.


O que é o ensino? Nos dias de hoje é fundamental parar um pouco e pensar sobre o sistema de ensino que temos na nossa sociedade. São inúmeras as teorias sobre como e quando ensinar. Teóricos e mais teóricos são analisados e debatidos nos bancos universitários. Os anseios de um professor revolucionário perpassam as ambiçoes de jovens nesses bancos e eles pensam que vão mudar a situação crítica da educação brasileira. Mais o que vemos quando saímos da teoria e passamos para a prática? Um caos. O mundo da informação rápida e dos lanches apressados também afetam os estudantes. Querem, em um passe de mágica, resolver o trabalho ou a questão que são imposta a eles. E onde fica a reflexão? Na maioria das vezes não existe nenhuma.
Por outro lado vemos que, com um pouco de atenção, eles querem e precisam refletir sobre o mundo que os cercam. As coisas não acontecem simplesmente. Eles são manipuladas, são impostas. Por isso a necessidade da reflexão. O que faço no mundo? Sou apenas mais um objeto de manobra da sociedade ou sou um cidadão que exerço o meu direito de expressão?
Nos dias atuais é tão difícil se expor. A sala de aula, as vezes, se transforma em um ambiente de um desafio muito grande. Por que tem que ser assim? Creio que todos deveriam se esforçar para ter um aprendizado de qualidade e contribuir para o bom desenvolvimento da reflexão.
Aceitei esse desafio e, custe o que custar, colocarei em prática o interesse de saber o porque que as coisas acontecem dessa forma. Não posso ser simplesmente mais um na multidão. Não. Com certeza não nasci para isso. Creio que tenho uma missão e que é despertar nas pessoas que se interessam o desejo de melhorar o conhecimento. Quem tem conhecimento, tem maior chance de lutar contra o sistema e encontrar meios de o superar. Eis um desafio que vale a pena.

Texto: Odair José.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

A descoberta do município - Aula de Geografia.


Esse foi o plano da 1ª aula de Geografia para a turminha da 3ª série no Centro Educacional Geração 2000 em Nova Xavantina. Conforme o planejado na apostila subtendia-se que eles soubessem onde se localizava e como é construído, ou melhor, criado um município. No entanto, não foi isso o que se pode constatar dentro da sala de aula. Com um mapa do Brasil na mão, pude perceber o prazer de cada um dos pequenos na busca por descobrir o seu município. Todos reunidos em torno do mapa (me faltou uma câmera fotográfica) eles observavam os nomes de cidades, estados e regiões do Brasil. O que percebemos é que, apesar de quase todos terem acesso à internet, tem-se muita informação, mais pouco conhecimento. Lembro-me da eufórica Luana mostrando Fernandópolis (SP) e dizendo que adora Geografia, a empolgação do Pedro Henrique em mostrar no mapa onde se localizava o Amapá, e o que dizer da Ana Caroline sempre muito curiosa com as descobertas. Todos eles mostraram o quanto é importante à busca do conhecimento. Pode não parecer nada, mais é muito importante para alguém que ama a educação.
Texto: Odair.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

A PROFECIA I


Que bom que você quer saber o seu futuro.
É o seguinte: Sua vida afetiva será tremendamente abalada. Você vai ser atropelado por um carro dirigido por uma bela mulher loura. Claro que você vai ter terríveis seqüelas, mas nesse período, essa fascinante mulher vai ser o seu anjo da guarda e o grande amor da sua vida. Mais acontece que ela tem a tendência de apaixonar-se movida pela compaixão. Durante sua vida ela já amou mendigos, alcoólatras, pessoas de todas as espécies. Sua alternativa? Lutar para curar-se ou permanecer inválido. Se optar pela primeira alternativa, você certamente perderá o amor do anjo louro que sairá a procura de outro inválido. Já se escolher a segunda, você garantirá que o sublime amor da loura continue pela vida afora.

Texto: Odair José (Adaptado).

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA!!!


"Eu amava duas coisas acima de tudo o resto: a liberdade e o repouso. Para ter liberdade, decidi não ter esposa, e para ter repouso, fugi do mundo e encontrei asilo na religião".

Estas são palavras de Savonarola. Bispo de Florença que dedicou sua vida a Igreja e acabou queimado na fogueira da Inquisição no dia 23 de maio de 1498 em praça pública.
Com Giordano Bruno foi pior porque além de ser queimado na fogueira no dia 17 de fevereiro de 1600 pela Igreja Católica, o filósofo ainda tinha contra si a ira e a indignação dos calvinistas e luteranos, que também o excomungaram. É fato que em 2000 o Papa João Paulo II chegou a deplorar o episódio, mas recusou-se a reabilitar o filósofo. De que adiantaria também?
Galileu Galilei não chegou a ser morto porque abjurou da sua teoria do heliocentrismo, doutrina de Copérnico que afirmava ser o sol o centro do universo em contraposição a doutrina da Igreja que afirmava ser a terra o centro do universo. No dia 22 de junho de 1633 ele abjurou do que acreditava para não ir contra o que a Igreja, na época, acreditava.
Esses três personagens ilustra bem o que é a intolerância religiosa. Conflitos que explodem no mundo todo e que vitima milhares de pessoas todos os anos. No entanto, o mais cruel em tudo isso é a intolerância nas diversas religiões espalhadas em todos os lugares. O que alguns líderes acham que é certo e impõem para que seja cumpridas. Se errar, você está condenado a fogueira da nova inquisição... Colocar Silicone é pecado? Tomar banho de sabonete é?

Texto: Odair José.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

O QUE DIZER???


Como falar quando as palavras não surgem em nossas idéias?
Estou em Nova Xavantina e a cada dia me acostumo mais com essa cidade.
Posto aqui imagens que falam mais do que palavras!!!
Depois de uma semana de aulas...o que dá um cansaço tremendo...nada como relaxar com um bom final de semana!!!
Este é o Samuel indo para a Praia da Lua em Nova Xavantina!!!
Lugar ideal para refletir sobre as belezas que podemos apreciar a cada dia. E, acima de tudo, agradecer ao Criador pela nossa vida!!!

Texto: Odair
Crédito da Imagem: Odair

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

SÔNIA....PARABÉNS!!!


Um garotinho perguntou à sua mãe:
- Mamãe, por que você está chorando?
E ela respondeu: Porque sou mulher...

- Mas... eu não entendo.

A mãe se inclinou para ele, abraçou-o e disse:
- Meu amor, você jamais irá entender!...

Mais tarde o menininho perguntou ao pai:
- Papai, por que mamãe às vezes chora, sem motivo?

O homem respondeu: - Todas as mulheres sempre choram sem nenhum motivo.... Era tudo o que o pai era capaz de responder.

O garotinho cresceu e se tornou um homem.
E, de vez em quando, fazia a mesma pergunta:

- Por que será que as mulheres choram, sem ter motivo para isso?

Certo dia esse homem se ajoelhou e perguntou a Deus:
-Senhor, diga-me... Por que as mulheres choram com tanta facilidade?
E Deus lhe disse: - Quando eu criei a mulher, tinha de fazer algo muito especial.

Fiz seus ombros suficientemente fortes, capazes de suportar o peso do mundo inteiro... Porém suficientemente suaves para confortá-lo!

- Dei a ela uma imensa força interior, para que pudesse suportar as dores da maternidade e também o desprezo que muitas vezes provém de seus próprios filhos!

- Dei-lhe a fortaleza que lhe permite continuar sempre a cuidar da sua família, sem se queixar, apesar das enfermidades e do cansaço, até mesmo quando outros entregam os pontos!

- Dei-lhe sensibilidade para amar seus filhos, em qualquer circunstância, mesmo quando esses filhos a tenham magoado muito ... Essa sensibilidade lhe permite afugentar qualquer tristeza, choro ou sofrimento da criança, e compartilhar as ansiedades, dúvidas e medos da adolescência!
Porém, para que possa suportar tudo isso, Meu filho... Eu lhe dei as lágrimas, e são exclusivamente suas, para usá-las quando precisar. Ao derramá-las, a mulher verte em cada lágrima um pouquinho de amor. Essas gotas de amor desvanecem no ar e salvam a humanidade!

O homem respondeu com um profundo suspiro... - Agora eu compreendo o sentimento de minha mãe, de minha irmã, de minha esposa...

- Obrigado, Meu Deus, por teres criado a mulher.

Querida maninha, apesar da distância que nos separa o amor é presente em nossas vida. Se por um acaso você chora é porque és uma pessoal especial e quero que saiba disso. Sempre vou amar você.
Felicidades nesse dia e sempre!!!
Sempre eu: Odair!!!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Volta as aulas!!!


Iniciou-se na segunda (11) às aulas.
Mais uma vez é a tarefa de descobrir novos mundos juntos com meus alunos.
O espaço escolar nos possibilita desvendar novos horizontes.
Cada criança, adolescente, traz consigo uma expectativa de novos saberes, novas descobertas e isso é importantíssimo no aprendizado.
O Centro Educacional Geração 2000 está sendo uma nova experiência. Mas, pelos poucos dias trabalhando lá já deu para sentir que a filosofia da escola é oportunizar um aprendizado de qualidade. Creio que minha obrigação enquanto educador seja dar o melhor de mim para que os alunos possam, no futuro, saber que tiveram um bom aprendizado de História e Geografia.

Texto: Odair José.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

REFLEXÕES - A TOLICE HUMANA


Nos dias em que estamos vivendo percebe-se o grande avanço tecnológico que leva ao constante aumento da informação. No entanto, notamos que a tolice dos homens continua a mesma com o passar dos anos. Aliás, como já dizia certo filósofo, existem duas coisas infinitas: o Universo e a tolice dos homens. Davi e Salomão, cerca de mil anos antes de Cristo já combatia a tolice dos homens sempre fazendo comparações entre o sábio e o tolo. Quem é o tolo? Poxa, o cara fica segurando uma latinha de cerveja em uma festa só para dizer que está bebendo. Status? Pior é aquele que gasta todo o dinheiro ganho durante uma árdua semana de trabalho pagando cerveja e outras bebidas para a mulherada e no final ainda não “fatura” ninguém.

Hoje procurava algo para escrever. Queria escrever algo que tivesse alguma profundidade e cheguei a essa conclusão. Vou me empenhar em combater a mediocridade humana. Sei que não é fácil e que será um combate tremendo, pois bate de frente com a grande tolice dos homens e é fato que grandes almas sempre encontram forte oposição de mentes medíocres.

Texto: Odair José.
Imagem: O Tolo.

HISTORIA













Afinal, História é uma paixão.
É a chave para a compreensão de nossa realidade e das nossas perplexidades.
A História trata da nossa identidade, nos remete às nossas raízes pessoais, étnicas, culturais e nacionais.
Explica em boa parte o que somos - e por que nos transformamos no que somos.
Conhecer História é percorrer o caminho da tolerância, exercer a cidadania, compreender a necessidade de fortalecer as instituições democráticas, reconhecer a realidade das desigualdades e a dívida social para com os deserdados e despossuídos.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

CONTO I - Situações!


Olhou o pôr-do-sol da fazenda e sentiu a brisa fresca do ar ao mesmo tempo em que se deliciava com o cheiro de mato. Bem diferente do caos urbano em que vivia, pensou.

Tinha resolvido aproveitar a oferta feita por um amigo para passar o final de ano na fazenda. Queria descansar do estresse da cidade e ver se conseguia escrever um pouco. A esposa tinha ido, com os filhos, passar as férias com os pais e, como gostava de festas, curtir o reveillon na capital.

Na fazenda tinha uma casa grande que, segundo o amigo, era só dele naqueles dias. Perto da casa grande tinha uma casa menor onde morava o caseiro com sua esposa. Havia conversado com os dois assim que chegou e admirou a simplicidade do casal já de meia-idade.

Dormiu como há muito não dormia. Levantou tarde do dia, na verdade, na hora do almoço. Na parte da tarde resolveu escrever um pouco. Estava com os olhos fixos na tela do notebook quando ouviu, ao longe, o som de sorrisos e alegria. Levantou os olhos e pôde ver que era na casa do caseiro da fazenda. Não pôde acreditar no que os seus olhos viam. Era a última coisa que imaginava ver ali naquele lugar. O caseiro veio até ele e o chamou:

_ Gostaria que o senhor conhecesse a minha filha.

Era uma verdadeira beldade. Um corpo perfeito se deslumbrava diante dele. Morena clara, de seios fartos e pernas bem torneadas, olhos castanhos e um sorriso encantador.

Naquela tarde não teve mais sossego. Tentou escrever mais não conseguia. Da varanda ele via todos os movimentos da garota. Conversando com os pais, recolhendo as roupas do varal e encostada na porteira olhando o pai separar alguns bezerros das vacas e recolhe-los no curral.

Assim que escureceu o caseiro o chamou para o jantar. Sentado na mesa não conseguia desviar os olhos da garota. Ela agora vestia um short curto que realçava bem as suas coxas deixando-as a mostra. Notou que ela parecia não se incomodar com a sua presença. Isso o inquietava. Ela terminou o jantar, se despediu dos pais e disse que ia dormir.

Ao caminhar para a casa grande ainda olhou umas duas vezes para trás na esperança de vê-la mais uma vez. Deitou-se na cama e no silêncio da noite só se ouvia o som dos grilos.

Não sabia por que mas ficou pensando na garota. Foi nesse instante que ouviu uma batida de leve na janela do quarto onde estava. Abriu-a e, a luz da lua, pôde ver aqueles lindos olhos castanhos.

_ Não queria que meus pais desconfiassem de alguma coisa.

Puxou-a para dentro do quarto. Ela vestia apenas uma camisola que deixava seu corpo bem visível e ao alcance das suas mãos...

Texto: Odair José.