terça-feira, 25 de novembro de 2014

Os medos e angústias da existência humana – Uma abordagem no filme O homem Bicentenário




Na verdade esses são os temas principais abordados no filme O Homem Bicentenário (EUA, 1999). O filme conta uma história interessante. Na casa de uma família vive um robô que faz as tarefas domésticas. A família começa a perceber que o robô é diferente, com características próprias e personalidade. Cada dia que passa ele apresenta mais traços humanos, têm sentimentos, dúvidas e conflitos que vão se afirmando com a convivência com as pessoas. É um filme de ficção científica baseado em história de Isaac Asimov.

Em toda história da humanidade podemos perceber a busca incessante do ser humano em livrar-se dos seus medos e angústias. Nessa busca pela paz interior e felicidade este ser humano perpassa todos os espaços ideológicos e imaginários para dar respostas às questões existenciais. No entanto, para muitos é como dar um salto no escuro sem saber qual a distância, ou mesmo, se há um fundo para descansar os pés. Uma busca quase sempre sem respostas objetivas para questões subjetivas. E, digo quase sempre, porque existem pessoas que sabem a respostas para esses medos e essas angústias da existência humana. E, são nesses personagens e ideologias expostas por eles que quero deter-me um pouco neste artigo.

O salmista Davi exclama: “O meu escudo está em Deus, que salva os retos de coração”. Salmos 7.10. Davi é um exemplo de pessoa que conhecia os desígnios de Deus e tinha plena convicção de que Ele tinha e tem o controle das coisas que acontecem no universo e na vida particular de cada ser humano. Ele tinha a percepção de um Deus grandioso que comandava dos altos céus as estruturas da terra e cada caminho trilhado pelo homem. Ele conhecia Deus não de ouvir falar, mas de experiência que ele mesmo tinha pessoalmente com Deus. Quando ele canta: “O Senhor é meu pastor e nada me faltará” ele está afirmando sua confiança no Todo Poderoso.

Não que ele não tenha tido medo e angústia. Muito pelo contrário. Talvez seja um dos que mais tenha se angustiado nesta vida. Já imaginou sua angústia ao esconder-se de seu filho que conjurava o trono? Ou seu medo diante da ameaça do rei Saul em matá-lo? Davi passou por isso. No entanto, ele tinha plena confiança de que Deus estava no controle de tudo e que podia livrá-lo dessas ciladas. Ele deixava-se descansar na proteção de Deus. Com essa confiança ele enfrentava seus medos e suas angústias.

Paulo é outro exemplo de pessoa que confiava em Deus em meio às angústias e medos. Notamos isso quando lemos o que ele escreve aos coríntios: “como ministros de Deus, tornando-nos recomendáveis em tudo: na muita paciência, nas aflições, nas necessidades, nas angústias”. 2 Coríntios 6.4. Como podemos afirmar que ele não sentiu medo no meio da tormenta quando estava prisioneiro no navio que o levava a Roma? Ou que não sentiu angústia quando estava acorrentado na prisão juntamente com Silas? No entanto, ele demonstra confiança em Deus e sabe que Ele é o Criador do universo e tem o controle de todas as coisas. Em meio às angústias ele adora a Deus. Ele canta em meio aos desafios da vida. Ele faz isso porque tem convicção do Deus que serve.

O que falta aos seres humanos é a convicção do Deus verdadeiro Criador dos céus e da terra. Os medos e angústias que perpassam os personagens do filme retratam os mesmos medos e angústias que sufocam a maioria das pessoas espalhadas no globo terrestre. Isso acontece porque as pessoas não conhecem o Criador. No filme, conforme o robô vai adquirindo personalidade começa aumenta seus questionamentos sobre o propósito de sua criação. Ele não tem convicção de sua verdadeira natureza neste mundo. E isso é o que acontece com a maioria das pessoas. Elas não conhecem a sua identidade. Não sabem o seu propósito de vida. E, o medo e as angústias só aumentam com o avanço da tecnologia e ciência que não conseguem dar respostas para as indagações do coração humano.

Quando entendemos que o ser humano foi criado por Deus para sua adoração, então compreendemos o propósito da criação. Cada um de nós temos uma função nesta vida. Fomos feitos semelhante a Ele e com a função de O adorar na beleza da Sua santidade. Quando entendemos isso temos convicção do que somos. E, quando isso acontece, o medo e as angústias deste mundo já não nos deixam preocupados porque sabemos que Deus cuida de nós. Podemos exclamar como Paulo escrevendo aos Efésios: “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas”. Efésios 2.10.

Texto: Odair

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Ensina-me a contar os meus dias




“Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio”. Salmos 90.12.

Oh Senhor, neste dia venho prestar-Te louvor e agradecer por mais um ano de vida. Agradeço-Te pela bondade e misericórdia concedida a mim para desfrutar do privilégio em viver. A vida é uma dádiva dada por suas mãos. O que seria de nós não fosse a sua bondade em nos conceder o fôlego de vida. Por isso, faço minha a oração de Moisés quando suplica por um coração sábio para que possa contar os nossos dias. Hoje completo 41 anos. São 14.965 dias que o Senhor me concedeu para viver. O que fiz nesses dias? Nem sempre fiz a Tua vontade. Sempre vacilou os meus pés, mas busco-Te neste dia por sabedoria para caminhar nos teus preceitos e fazer a Tua vontade sempre.

Não sei quantos dias mais ainda terei nesta terra. Mas peço-Te graça e sabedoria para viver uma vida de acordo com teus mandamentos. Que minha ocupação seja meditar na Tua Palavra dia e noite e transmitir o seu evangelho de boas novas para os que necessitam ouvir a mensagem de salvação. Usa-me em Tuas mãos como um vaso de bênção. Quero ser cheio do Espírito Santo para proclamar a Tua Palavra com ousadia e autoridade. Que eu possa confiar só em Ti. Que meus pés não vacilem, mas que estejam firmes na rocha.

Assim como Davi, também fico maravilhado em saber que antes de ser formado no ventre de minha mãe seus olhos me viram e no teu livro todas estas coisas foram escritas. Fico maravilhado e ao mesmo tempo aterrorizado em saber que todas essas coisas que fiz nesses 41 anos estão registradas em seu livro. Só a Tua misericórdia para purificar a minha alma dos pecados cometidos, das faltas e deslizes. Sua bondade estende sobre os céus e por isso confio na sua misericórdia. Se não fosse a sua misericórdia eu já teria sido consumido. Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração. Vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.

Eu te louvarei por todas as maravilhas concedidas a mim nesses longos anos. Olhamos para trás e parece que foi ontem que nasci. Mas, já passo da metade da vida. O que aprendi? O que estou fazendo com o tempo que me foi concedido? O que deixo para a minha posteridade como herança? Senhor, mesmo nas minhas limitações eu Te louvo pelo privilégio em poder estar diante da Tua Palavra e meditando nela. Ela tem sido alento para minha vida e direção para os meus pés. Que eu possa cada dia mais andar em Tua presença. Que eu possa confiar mais no seu poder e no seu amor. Que eu possa transmitir, não só com palavras, mas, muito mais pelo testemunho de vida que o Senhor é a razão do meu viver. Que eu possa irradiar a Tua luz neste mundo de escuridão. Só com a Tua graça em minha vida para cumprir esses objetivos. Que o Teu nome seja glorificado no meu modo de viver.

Agradeço Senhor, por tudo que tens me concedido nestes anos. Fôlego de vida, proteção, saúde, meus filhos, meus pais, meus irmãos, meus amigos, meus inimigos, meus poemas, meu grande amor (bbzinha), enfim, cada pessoa que passou pela minha vida deixou em mim marcas que formam a coroa da minha existência. Cada pessoa que cruzou os meus caminhos teve uma importância significativa porque me ajudaram a crescer enquanto ser humano. E, cada uma delas, com certeza, Deus as conduziu até mim por um propósito que, muitas vezes, no momento eu não entendia, mas agora reconheço a soberania do Criador. Ele sempre cuidou de mim e sempre quis o melhor para minha vida. Entendo que muitas vezes eu saí de seus propósitos e trilhei caminhos espinhosos por isso. Mas, mesmo assim, sempre fui protegido por Ele.

Peço-te, ó Deus, que me dê sabedoria para entender os teus desígnios para a minha vida e que eu possa fazer sempre a Tua vontade. Teus caminhos são mais altos do que os meus caminhos e Teus planos mais altos do que os meus. Por isso, entrego minha vida a Ti sem restrição. Que a Tua vontade seja o principal motivo dos meus dias que ainda tenho para viver.

Agradeço, também, a todos que me parabenizaram nesse dia. Que Deus, na sua infinita bondade possa recompensar cada um.

Texto: Odair