Este pequeno ensaio tem o objetivo de problematizar uma questão relevante para os nossos estudos. Os filmes são capazes de nos apresentar novas idéias? Ou as situações são as mesmas de sempre? Algo novo no front?
Os trailers têm a capacidade de nos enganar e a crítica nem sempre tem razão. Nestas férias assisti alguns filmes para análise aqui nesse espaço e o objetivo esse ano é trabalhar um pouco mais. Não que eu não tenha trabalhado o bastante no último ano, mas publiquei muito pouco e, nesse sentido, este ano pretendo problematizar um pouco mais as análises trabalhadas com os alunos.
Fui enganado pelo trailer de Wolverine – Imortal, Vai que dá certo, entre outros. Mas me surpreendi com os excelentes (em minha opinião) “Os Suspeitos”, “Rota de Fuga”, “Frozen – Uma aventura congelante”, “Detona Ralph”, “Serra Pelada”, e “O Último Desafio”.
Assisti alguns filmes antigos como, “Davi e Batseba”, “Os Bárbaros Tártaros” e o incrivelmente belo filme “Ben-Hur”.
Destaco as boas atuações de Schwarzenegger nos filmes “Rota de Fuga” e “O Último Desafio”. Os filmes ficaram bons, em minha opinião, porque as histórias são inteligentes e capazes de prender a atenção até o final. Eu e minha esposa demos boas gargalhadas com O Último Desafio. Outro destaque positivo é o filme “Serra Pelada”. Além do contexto histórico, o filme retrata questões de amizade e ambição e demonstra o quanto o ser humano pode ser corrompido pela ambição e poder.
No entanto, de todos os filmes que assisti nas férias, “Os Suspeitos”, em minha opinião foi o melhor. Ouso afirmar que não assistia a um filme bem intrigante assim desde “Sobre Meninos e Lobos”.
Mas, qual o objetivo do título? Explico. “O que é isso, Companheiro?” É um filme que tinha ouvido muito falar dele desde meus tempos de faculdade, já tinha lido inúmeros comentários sobre ele. No entanto, nunca havia o assistido. E o fiz isso. Tiro o chapéu para a produção do filme e todo o contexto histórico da Ditadura Militar. Muito bom o filme. Pretendo trabalhar com ele para minhas turmas do 9º ano e 3º ano do Ensino Médio.
Texto: Odair
Nenhum comentário:
Postar um comentário