domingo, 7 de agosto de 2011

III Curso de Extensão em História e Cinema: Transversalidade



A terceira edição do História e Cinema traz uma inovação que é trabalhar com temas transversais. Nas dez películas selecionadas para as exibições desse semestre os participantes vão estar diante de situações que envolvem o nosso cotidiano. O Curso propõe a discutir a questão da Ética em filmes como “Dia de treinamento”, “Obrigado por fumar” e “A Caixa”; a questão da Diversidade Cultural em filmes como “Um sonho possível” e “Babel”; a questão da pedofilia no enigmático “O Lenhador”; a questão do Trabalho e Consumo em filmes como “A fantástica fábrica de chocolate” e “O cheiro do ralo”; a questão do Meio Ambiente será abordada no filme “Wall-e” e, por fim, mas não menos importante, a questão dos ideais que movem o ser humano em sua existência no magnífico filme “Cinema, Aspirinas e Urubus”.

Segundo Amélia Hamze, A transversalidade diz respeito à possibilidade de se instituir, na prática educativa, uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade). A professora enfoca ainda que, Necessário se torna uma visão mais adequada e abrangente da realidade, que muitas vezes se nos apresenta de maneira fragmentada. Através dessa ênfase poderemos intervir na realidade para transformá-la.

Nesse sentido, o Curso de Extensão visa aprofundar a reflexão sobre temas do nosso cotidiano e problematizar em que contexto estamos inseridos.

O Curso terá inicio no dia 27 de agosto e previsão de encerramento no dia 26 de novembro. Serão 10 (dez) filmes apresentados aos sábados no período vespertino das 13:30 as 17:30 hs. O Curso tem carga horária de 40 hs com certificado e vagas limitadas. O Período de inscrição vai do dia 7 a 26 de agosto.

As inscrições podem ser feitas com Odair na secretaria do Departamento de História e/ou com a Mickaelly no 5º semestre de História.

Nenhum comentário: