O que você pensou ao acordar? Lembra-se dos pensamentos antes de dormir? O tempo todo estamos pensando em algo ou alguém. Faz parte do ser humano desenvolver os pensamentos. Alguns maquinam o mal em seus pensamentos noturnos, outros sofrem em seus pensamentos pelas pessoas que sofrem no mundo. Os pensamentos tomam conta de nossas vidas cotidianamente.
As crianças fazem perguntas o tempo todo porque querem saber o funcionamento das coisas, as engrenagens da vida. Os adultos fogem dessas perguntas porque já perceberam que quanto mais perguntas tentamos responder, mais perguntas surgem com as respostas. É infinito o que desconhecemos e finito o que sabemos. Uma gota do oceano o que os nossos olhos já viram ou nossos ouvidos ouviram. É um oceano inteiro o que não sabemos. Então, em alguns bate o desespero de uma vida que não parece fazer sentido. Em outros, a despreocupação com o que acontece a sua volta. Afinal, se não me preocupo, não me atinge. E assim caminha a humanidade.
Quanto já se pensou? Existe um final para o pensamento humano? Quem criou a ideia do pensamento? São infinitas perguntas e limitadas as respostas. O mundo não para de girar. O tempo não espera por ninguém e, por mais que desejamos, não temos fôlego para acompanhar as transformações humanas no tempo e no espaço. A única coisa que podemos fazer é pensar. Alguns, como eu, vão além desses pensamentos que voam pelos espaços e conseguem canalizar alguns deles em poesias, pensamentos e histórias que podem ser lidas em outras épocas.
O que penso hoje já foi pensado um dia? O que escrevo hoje sobre os meus pensamentos ajudarão outros a desenvolverem os seus pensamentos? São muitas perguntas e quase nenhuma respostas. E assim caminha a humanidade. Sigamos em frente. Reflita sobre minhas palavras e pense sobre os seus pensamentos.
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense
Nenhum comentário:
Postar um comentário