SINOPSE
Lester Burnham (Kevin Spacey) não aguenta mais o emprego e se sente impotente perante sua vida. Casado com Carolyn (Annette Bening) e pai da "aborrecente" Jane (Tora Birch), o melhor momento de seu dia quando se masturba no chuveiro. Até que conhece Angela Hayes (Mena Suvari), amiga de Jane. Encantado com sua beleza e disposto a dar a volta por cima, Lester pede demissão e começa a reconstruir sua vida, com a ajuda de seu vizinho Ricky (Wes Bentley). (1)
Por que ver?
Assim como Felicidade, Clube da Luta e Magnólia, cada um à sua maneira, Beleza Americana retrata a insegurança do homem em relação ao seu papel, revisto na virada do século. Recheado de fetiches, angústia e introspecção, o filme confronta os personagens com a decadência do mundo que os cerca. Dizer que há uma "crítica à sociedade americana" soa mais como um bordão. Essa mesma sociedade já disseminou seus costumes no mundo ocidental há tempos, e o reflexo que se vê no espelho de lá não produziria uma imagem muito diferente aqui.
Fique atento
A descrição de Lester Burnham sobre seu cotidiano define o sentimento de insignificância do homem moderno - onde a masturbação no banho se transforma no ponto alto do dia. (2)
Fontes:
(1) AdoroCinema
(2) 300 Filmes Para Ver Antes de Morrer
Nenhum comentário:
Postar um comentário