quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Reflexão sobre o Ensino nos dias atuais.


O que é o ensino? Nos dias de hoje é fundamental parar um pouco e pensar sobre o sistema de ensino que temos na nossa sociedade. São inúmeras as teorias sobre como e quando ensinar. Teóricos e mais teóricos são analisados e debatidos nos bancos universitários. Os anseios de um professor revolucionário perpassam as ambiçoes de jovens nesses bancos e eles pensam que vão mudar a situação crítica da educação brasileira. Mais o que vemos quando saímos da teoria e passamos para a prática? Um caos. O mundo da informação rápida e dos lanches apressados também afetam os estudantes. Querem, em um passe de mágica, resolver o trabalho ou a questão que são imposta a eles. E onde fica a reflexão? Na maioria das vezes não existe nenhuma.
Por outro lado vemos que, com um pouco de atenção, eles querem e precisam refletir sobre o mundo que os cercam. As coisas não acontecem simplesmente. Eles são manipuladas, são impostas. Por isso a necessidade da reflexão. O que faço no mundo? Sou apenas mais um objeto de manobra da sociedade ou sou um cidadão que exerço o meu direito de expressão?
Nos dias atuais é tão difícil se expor. A sala de aula, as vezes, se transforma em um ambiente de um desafio muito grande. Por que tem que ser assim? Creio que todos deveriam se esforçar para ter um aprendizado de qualidade e contribuir para o bom desenvolvimento da reflexão.
Aceitei esse desafio e, custe o que custar, colocarei em prática o interesse de saber o porque que as coisas acontecem dessa forma. Não posso ser simplesmente mais um na multidão. Não. Com certeza não nasci para isso. Creio que tenho uma missão e que é despertar nas pessoas que se interessam o desejo de melhorar o conhecimento. Quem tem conhecimento, tem maior chance de lutar contra o sistema e encontrar meios de o superar. Eis um desafio que vale a pena.

Texto: Odair José.

2 comentários:

Unknown disse...

Diante o brilhante texto que voçê expôs, "sinto muito" em ter que concordar com voçê, somente ao sair da teoria e passar para a prática, notamos quão defasado está o esino educacional. Então me pergunto: Que teorico me ajudaria a melhorar o aprendisado de um aluno de 7ª série que mau sabe ler?

Anônimo disse...

Nice fill someone in on and this mail helped me alot in my college assignement. Say thank you you as your information.