segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Crimes de Fronteira


Na região da Grande Cáceres é um tanto complexo as questões envolvendo os crimes de fronteira. Evasão de divisas, Golpes de financiamento e o tão famigerado Tráfico de drogas são os principais crimes de fronteira utilizados nessa região e os que as policias civil, militar e federal vem combatendo.

Em uma abordagem bastante esclarecedora esse foi um dos destaques da XIII Semana Jurídica que aconteceu na semana passada aqui em Cáceres. O Dr. Rogers Elizandro, Delegado de Polícia Civil abordou, entre outras coisas, a questão de como é produzida e distribuida a cocaína boliviana (diga-se de passagem, a pior cocaína dos produtores sul-americanos e cosumida pelos brasileiros).

Entre os destaques dessa abordagem podemos destacar os maiores produtores de cocaína: a Colômbia produz cerca de 50% da droga e o mercado consumidor é os EUA. Em segundo lugar vem a cocaína peruana, cerca de 32% e o mercado consumidor é a Europa. Depois vem a cocaína boliviana e o principal mercado consumidor é o Brasil. Até ai tudo normal. O que assusta é que, nos últimos anos, a droga colombiana e a peruana sofreu uma queda enquanto a boliviana cresceu cerca de 6%. É um dado alarmante.
Por outro lado podemos visualizar o apoio do governo brasileiro a Evo Morales (conhecido por ser um dos maiores produtores de coca da bolivia) o que dificulta o combate que a própria polícia faz na fronteira. Outro detalhe interessante é a questão que a própria polícia enfrenta em seio meio a corrupção e desvio de comportamento. Os maus policiais acabam prejudicando o trabalho de combate ao tráfico de drogas.

A palestra serviu de informação que nos mostrou de forma precisa como é o trabalho da polícia e como é dificultoso trabalhar no combate aos crimes de fronteira com uma infra-estrutura policial bastante deficitária. O apelo aqui é que o governo brasileiro em vez de apoiar Evo Morales na costrução de estradas que facilitará ainda mais a entrada das drogas em nosso país invista mais recursos e armamento para os nossos policiais.

Texto: Odair.
Foto: Odair. Eu e o Delegado de Polícia Civil Dr. Rogers Elizandro

Nenhum comentário: