sábado, 16 de outubro de 2010

Quem te deu o direito de julgar?



“A Condenação pode parecer muito honesta, mas este é o tipo de honestidade que é melhor dispensar”.

Um dos maiores homens, senão o maior, que passou por essa terra ao se deparar com um grupo de pessoas que queriam apedrejar uma mulher que havia sido apanhada em um ato de adultério (em uma sociedade que pregava o apedrejamento de tais atos) apenas disse: “aquele que não tiver pecado que atire a primeira pedra”. Bastou para que aquelas pessoas saíssem, um por um, rumo aos seus afazeres.

O maior erro da humanidade, e isso sem exceção, é o julgamento. Condenamos as pessoas pelas suas atitudes e decisões sem notarmos que poderíamos, e às vezes, cometemos os mesmos erros. A frase acima citada, que me apossei do link de uma amiga de Messenger, mostra uma realidade que não paramos para pensar. Sempre que condenamos uma pessoa pelo seu ato normalmente achamos que estamos sendo honestos. Até que ponto isso é verdade?

É preciso parar para pensar nas nossas atitudes. Freqüentemente vejo pessoas preocupadas em não fazer isso ou aquilo porque “fulano vai pensar isso” ou “beltrano vai achar aquilo”. A sociedade em que estamos inseridos nos levou a esse patamar tão dilacerado a ponto de nos submetermos as vontades alheias. E onde estão nossas próprias vontades?Esse mesmo homem que livrou aquela pobre mulher, tempos depois acabou sendo condenado pela aquela turba, talvez os mesmos que largaram as pedras naquele dia. Isso mostra que a condenação pode parecer muito honesta, mas este é o tipo de honestidade que é melhor dispensar.

A coisa é tão séria que dificilmente agradamos as pessoas. Se faço o que quero desagrado algumas pessoas que me julgam por aquele ato praticado; se não faço sou julgado por outros por ter me abdicado de praticar o tal ato. Não é possível agradar a todos. Mas nem por isso temos que ser duramente julgados pelas nossas atitudes.

Texto: Odair

2 comentários:

Prof. Adinalzir disse...

Olá, Meu blog está no 2º turno do prêmio TopBlog 2010. Clique no link e deixe o seu voto. Conto com você!
http://www.topblog.com.br/2010/index.php?pg=busca&c_b=116942

Anônimo disse...

leggere l'intero blog, pretty good