terça-feira, 2 de novembro de 2010

Cinema e História – Análises.

Aproveitei o feriado prolongado para assistir alguns dos meus filmes que estavam acumulados aqui na minha estante esperando uma oportunidade dessas. Confesso que não foi uma tarefa fácil pelo fato de ter muitos filmes e o tempo ser curto. Então parti para a escolha. Assisti cerca de dez filmes nesses cinco dias e comento alguns que me fizeram raciocinar um pouco.


Destaco “O Barão Vermelho” que conta a história do piloto alemão “Ás” da aviação que lutou na 1ª Guerra Mundial. Destaque para a cena em que ele, após ser promovido a comandante geral do comando aéreo el não aceita e diz para o alto comandante das forças alemãs que a causa alemã não era diferente da francesa ou britânica.

“Três Homens em Conflito” é um clássico do faroeste que ainda não havia assistido. Fiquei fascinado ao ver cenas de batalhas da Guerra Cívil Americana. O filme é muito bem produzido e, na minha opinião, quase se aproxima de Era Uma Vez no Oeste.

Outro filme que deixou em mim uma ótima impressão foi “Fargo”. A questão existencial da ambição pelo dinheiro e o que o amor a ele é capaz de fazer no ser humano é um prato cheio para a reflexão. No final todos se arruinam e ninguém acaba ficando com o dinheiro. A fotografia do filme e a paisagem branca da neve é um fator essencial no filme. Muito bom.

Outro destaque dos filmes que assisti vai para “Kasemusha, A Sombra do Samurai” filme japonês de Akira Kurosawa que conta a história da guerra civil entre 1572 a 1575 e a luta de três clâs pelo poder. O filme é uma maravilha. A história é fantástica e os diálogos são interessantissímos.

Além desses assisti outros filmes que também são interessantíssimos como “Falcões da Noite” de 1981 um retorno as minhas lembranças da infância; “Tubarão II”; “7 homens e um destino”; “Independence Day” e o terrivelmente ridículo “Piranha”. Esse último é lançamento de 2010 e mostra o quanto a criatividade do cinema está indo por água abaixo. Ridículo o filme.

Por fim, saliento que foi um feriado proveitoso no sentido em que um pouco mais de cultura foi acrescentado aos meus estudos sobre História e Cinema.

Texto: Odair

Nenhum comentário: