segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Qual o princípio de tudo?


Qual o princípio de tudo?

Alguma vez você já parou para pensar em como teria surgido a vida, como surgiu o homem e a natureza e qual a origem das coisas? Na Grécia Antiga, alguns homens, a partir da reflexão filosófica, se libertaram do pensamento mítica. Foi então o nascimento da filosofia.

Tais homens são chamados de filósofos da natureza, pois acreditavam que determinada substância básica estava por trás de todas as transformações observadas na natureza.

Foi na cidade de Mileto, situada na Jônia, litoral da Ásia Menor, às margens do Mar Egeu que nasceu a filosofia. Mileto era uma cidade que tinha o comércio muito bem desenvolvido e sofreu várias influências culturais. Foi em Mileto que viveram os três primeiros pensadores da história, a quem chamamos de “filósofos de Mileto”. São eles: Tales, Anaximandro e Anaxímenes.

Todos eles viveram entre os séculos VII e V a.C.

“A água é o princípio de todas as coisas.” 

O primeiro filósofo a buscar o principio de todas as coisas foi Tales de Mileto e para ele o princípio era a água. A explicação para tal conclusão é que a condensação da água dava origem à Terra e a sua rarefação dava origem ao ar e ao fogo. Do movimento cíclico da água adviriam todas as formas de vida.

“O princípio de tudo está no infinito.”

Para Anaximandro, contemporâneo de Tales, o princípio de todas as coisas, o elemento primordial, não poderia ser uma coisa determinada, como a água, a terra, o fogo ou o ar. Ele acreditava não ser possivel eleger uma única substância natural, como o principio de todos os seres existentes no universo. Daí o princípio primeiro deveria ser alguma coisa indeterminada, ou seja o “ápeiron”.

“O ar é o princípio primordial de todas as coisas.” 

O terceiro grande filósofo de Mileto foi Anaxímenes, para quem o princípio de todas as coisas é o ar. Pois é do ar que procedeu todos os outros elementos e, por consequência, todas as coisas existentes no Universo.

ATIVIDADE EXTRA:

Pesquisar quem foi Tales, Anaximandro e Anaxímenes. Fazer um breve resumo de 30 linhas trazer para paróxima aula.

Nenhum comentário: