sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Análise sobre Patrimônio Histórico Cultural de Cáceres


Por Ellen Caroliny Alves de Lima 

A Cidade de Cáceres é lotada de diversos marcos históricos, patrimônio arquitetônico e, puramente, história. O Patrimônio Cultural, formado por seus costumes e tradições, é, infelizmente, desvalorizado e faz pouca diferença aos cidadãos, que ignoram a importância deste conjunto para a construção do que somos hoje, negligenciando o dever do conhecimento (e ainda assim cobrando direitos que, por vezes, mal sabem a finalidade).

Nossa cidade guarda consigo anos de cultura e história. É de suma importância que nos atentemos a estes detalhes e busquemos, cada dia mais, conhecer e compreender as tradições, festividades, palavreado e costumes do lugar onde vivemos. Temos, localmente, museus, lojas e festas que nos apresentam a cultura em sua forma real. Danças que marcam um estilo regional, bebidas, comidas e práticas, como a pescaria. E essa cultura é, também, abrangente em sua forma imaterial: por meio de relatos orais, conhecemos as lendas e os antigos costumes.

Precisamos parar de dizer que nossa cidade possui uma cultura morta (ou que nem a possui, o que seria impossível) e começar a buscar, no nosso cotidiano, elementos marcantes para a compreensão do que fomos e do que somos formados. Abrir os olhos e ouvidos para enxergar e escutar a riqueza que nos cerca.

Texto: Ellen Caroliny Alves de Lima
Aula de Filosofia.
Prof. Odair José. 
 

Nenhum comentário: