domingo, 4 de setembro de 2011

Obrigado por fumar



Obrigado por fumar é daqueles filmes que você nunca se satisfaz ao assisti-lo. Cada vez que você o assisti descobre coisas novas. O filme em comento foi tema de discussão no III Curso de Extensão em História e Cinema neste sábado e, pela repercussão e respostas dos participantes, provocou a reflexão da maioria. O filme é uma critica aberta ao modelo de sociedade que temos, isto é, uma sociedade moldada pelo controle da mídia.

As pessoas não têm idéias próprias, são manipuladas de forma aberta e subliminar em todos os momentos. Mesmo defendendo a indústria do tabaco, a idéia do ator principal é nos proporcionar oportunidades para questionar os valores e verdades impostas às pessoas de forma geral.

É possível perceber a dinâmica dos questionamentos ao modelo que vivemos. Precisamos aprender a arte da argumentação em vez da negociação para sobrevivermos a esse modelo catatônico de sociedade na qual estamos inseridos.

Como afirmou uma das participantes do filme: “Educação, respeito e escolha devem ser feitas por cada individuo assumindo, assim, a responsabilidade de suas escolhas”.

Texto: Odair

Nenhum comentário: