terça-feira, 30 de agosto de 2011

Dia de Treinamento



Um dia pode passar rápido demais aos nossos olhos e acontecer tantas coisas que nem notamos as horas irem embora. Mas pode ser tão comprido e acontecer fatos que nos marcarão para o resto de nossas vidas. Quantas decisões precisamos tomar em um dia onde cada uma dessas decisões podem nos levar ao desconhecido e nos deixar em situações embaraçosas. Dúvidas podem acabar com nossos conceitos do certo e errado e nos fazer escolher o caminho menos dolorido a nossa frente. Difícil é manter a ética diante de situações que nos levam ao desespero.

Essa é basicamente a síntese do que vemos em duas horas de filme em Dia de Treinamento. As situações que o “novato” enfrenta durante um dia nas mãos do “experiente” é de fazer-nos refletir. Somos, no dia a dia da vida, novatos em algumas coisas e experientes em outras. A diferença está no que fazemos enquanto tal. Abusamos da autoridade quando somos os experientes e temos um “novato” na nossa mão para dirigir-lhe os passos? Por outro lado, quando somos os novatos até que ponto obedecemos cegamente o que os experientes querem nos impor a fazer?

O III Curso de Extensão tem essa proposta. Refletir sobre o cotidiano da nossa vida e no que somos nessa jornada. Lobo ou cordeiro.

Uma turma bastante diversificada fizeram um grande discurso sobre o que viram na tela. Desde a experiencia em assistir um filme para reflexão até a problematização das questões levantadas sobre o filme. O interessante é a diversificação de olhares sobre um mesmo acontecimento. As respostas nos deixam uma certeza. Cada um de nós vê um filme de forma diferente.

Os participantes do III Curso de Extensão em História e Cinema tem a possibilidade de desvendar coisas espetaculares nesses filmes. Que cada um possa descrever suas sensações sobre a película.

Texto: Odair

Nenhum comentário: