segunda-feira, 5 de agosto de 2013

O Professor disserta e o Aluno Dorme




Abro a página de um jornal da região e destaco as cinco primeiras noticias do dia: greve dos professores; homem morto a facada é encontrado a margem da rodovia; motorista fica ferido entre colisão de carro e bitrem; vento forte destelha casa em sorriso; candidatas do nortão participam de desfile. 80% das noticias de um jornal no dia, quando não mais, é sobre coisas ruins que acontecem no dia a dia da sociedade moderna. E pensar que os povos que não habitavam as muralhas romanas eram bárbaros. Logicamente que podemos deduzir, se quisermos, que os veículos de comunicação não veiculam noticias boas. Sim, isso pode ser uma verdade. Mas então fica a pergunta: o porquê isso acontece? Talvez porque a sociedade já se acostumou com as noticias ruins. Esperam por elas. As desejam.

Não sou pessimista. De forma nenhuma. Na verdade, sou até muito otimista e creio sim, em um mundo melhor. Só que para se ter um mundo melhor na conjuntura da sociedade capitalista desumana é necessário uma mudança radical. Não manifestações sem objetivos pelas ruas da cidade onde só aparecem os vândalos exercendo quebradeiras. Falo de atitude interna. Mudança radical na vida de cada ser humano nesse planeta. O dia em que o companheirismo falar mais alto do que o egoísmo, então alcançaremos uma sociedade mais humana. Quem sabe nossos netos alcancem esse objetivo. Porque, na conjuntura atual de corrupção, idealismo capitalista, e falta de amor estamos caminhando a passos largos para a extinção do ser humano. O homem é o lobo do próprio homem, já afirmava o Filósofo e com razão. Se ele vivesse na atual modernidade estaria estarrecido. Alguém pode afirmar que pensa no próximo e que estaria disposto a abrir mãos de sua vida em favor do próximo. Isso acontece todos os dias. Mas, mesmo assim os presídios estão superlotados, os abrigos de idosos não suportam mais tantas pessoas desprezadas, os orfanatos idem e todas as casas possuem cerca elétrica e monitoramento.


Se observarmos uma sala cheia de alunos e nos perguntarmos qual o objetivo do aprendizado, em alguns casos ficaremos estarrecidos. São o futuro da nação. Com exceção, seus olhares demonstram desprezo pelo conteúdo estudado. A História é chata. Qual a importância de saber sobre o Brasil Colônia? O que isso acrescentará nos meus conhecimentos. O que importa é as novas postagens do face. Esquecem-se eles do principio básico de qualquer ser humano que é saber sua própria História. Conheça-te a ti mesmo. Em dado momento é possível ver o deboche em seus sorrisos. Do lado alguns dorme o sono que lhe foi roubado a noite quando ficou até altas horas nos jogos. Como poetizou Bandeira:

“O professor disserta
Sobre ponto difícil do programa
Um aluno dorme,
Cansado das canseiras desta vida.
O professor vai sacudi-lo?
Vai repreendê-lo?
Não.
O professor baixa a voz
Com medo de acordá-lo”.

E eis o futuro de nossa nação. Nas mãos de pessoas dessa forma. No entanto, eu ainda acredito naqueles que são puros de coração e que desejam uma sociedade melhor. Eles estão por ai. Talvez estejam cansados, desanimados ou mesmo feridos, mas estão por ai. Vamos sacudir nossa sociedade e caminhar rumo à esperança desses jovens que querem um mundo melhor. Basta a inércia!

Texto: Odair

Nenhum comentário: