quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Nós que aqui estamos...



“Nós que aqui estamos por vós esperamos” é um filme brasileiro de 1999 sob a direção de Marcelo Massagão. Ele traz o filme como memórias do século XX. O filme retrata uma verdadeira volta ao mundo no seu contexto histórico, econômico e cultural.

Leitura cinematográfica da obra Era dos Extremos, do historiador britânico Eric Hobsbawm, a produção mostra, através da montagem das imagens produzidas no século XX e da música composta por Wim Mertens, o período de contrastes entre um mundo que se envolve em dois grandes conflitos internacionais, a banalização da violência, o desenvolvimento tecnológico, a esperança e a loucura das pessoas.

O filme usa imagens de arquivo de filmes clássicos (Chelovek’s kinoapparatom, Un Chien Andalou, The General, Le voyage dans la lune, Berlin: Die Sinfonie der Grosstadt), fotos, pinturas, textos, etc. O filme é considerado um documentário ficcional, segundo o diretor um “filme-memória”, com imagens reais e textos criados por Masagão. Logo no começo vemos cenas de “O Homem com a Câmera” e “Berlim: Sinfonia da Metrópole”.

O título do filme vem do letreiro disposto em um cemitério localizado na cidade de Paraibuna, no interior do Estado de São Paulo, onde se lê a mesma frase.

Foi premiado no Festival de Gramado em 2000 por sua montagem[1] e no Festival do Recife como melhor filme, melhor roteiro e melhor montagem. Sua produção custou cerca de 140 mil reais, sendo 80 mil direcionados somente para o pagamento de direitos autorais de imagens e fragmentos de vídeos.

Após ver o documentário escolha um dos temas abaixo e disserte suas conclusões.

Tema 01 - Grandes Conflitos Internacionais.
Tema 02 - A Banalização da Violência.
Tema 03 - Desenvolvimento Tecnológico.
Tema 04 - A Esperança e a Loucura das Pessoas.

Prof. Odair

2 comentários:

Unknown disse...

Um documentário muito interessante, em que marca toda a evolução e revolução que houve no século XX. Depois de ver esse documentário pude perceber o quanto foi importante o esforço e a luta das pessoas, para que as coisas mudassem. Gostei muito!

Por: Gabriel Saldanha P.
3º E.M

Unknown disse...

Um documentário muito interessante, em que mostra toda a evolução e revolução ocorrida no século XX, depois de ver este documentário pude perceber como o esforço e a luta das pessoas da quela época foram importantes para os dias de hoje. Gostei muito!

Por: Gabriel Saldanha P.
Série: 3º E.M