terça-feira, 24 de setembro de 2013

Inimigo do Estado: Temos ou não temos Liberdade?



A pergunta que fiz hoje era a seguinte: no Estado em que vivemos temos liberdade? Pode parecer uma pergunta desconexa na atual conjuntura em que vivemos. No entanto, o objetivo era fazer uma reflexão sobre Trabalho, Poder e Estado. Uma mescla de Filosofia e Sociologia. As respostas, na sua maioria muito boas me fez rever alguns conceitos fundamentais. Primeiro que não importa se minha resposta seja sim ou não. A pergunta é muito complexa e a verdade, neste caso, relativa. Para Hegel liberdade não é poder fazer o que se quer fazer, sem limitações, mas sim agir de acordo com princípios de validade universal e, assim promovê-los. Ainda de acordo com o filósofo o Estado é a mais cabal expressão da racionalidade.

Partindo desse pressuposto, a indagação sobre se temos ou não liberdade no Estado em que vivemos me veio a mente o filme Inimigo do Estado. Na trama, percebemos claramente que somos vigiados e controlados pelo Estado que tenta a todo custo ter o controle das pessoas. Nesse sentido as perguntas se desdobram: Se somos livres por que temos que cumprir as leis? Por que não podemos fazer as coisas da forma que pensamos? Por que todo um controle estatal nas ações que fazemos? E as perguntas poderiam partir para outros princípios tais como: se não sou livre por que não faço uma revolução? Por que permanecemos presos ao sistema que nos prende? As perguntas estão expostas e as respostas cabe a cada cidadão que tem a capacidade de pensar.

O meu desdobramento sobre o tema de Poder, Estado também perpassa o Trabalho. Afinal, o objetivo final do ser humano (capitalista) é a realização do sonho de ter uma vida feliz e construir algo para deixar à posteridade. Qual o sentido de Trabalho nos dias atuais? Será que o Trabalho faz parte do poder do Estado?

Assistam o filme, leia Hegel e Marx e tente responder essas questões.

Texto: Odair

Nenhum comentário: