quarta-feira, 16 de março de 2016

Saindo de cima do muro


Por Odair José da Silva

O pessoal que me cerca e acompanha os meus escritos me intimaram a escrever minha opinião sobre a conjuntura política do nosso país. Na verdade, o que senti no olhar de cada um foi a indagação: de que lado esse cara está? Para eles respondo que não estou nem de um lado nem de outro. Não sou PT e não sou PSDB. Na verdade, na minha concepção de política, acredito que o maior culpado pela desordem política do nosso país não é nem um nem o outro. Pasmem! Para mim, o maior culpado de toda essa bagunça é o “Partido Oculto”. Ele está a espreita. Nunca conseguiu o poder de fato. Fica como Maria-vai-com-as-outras apoiando quem está no poder. Manipulando, controlando. Mas, antes que me joguem pedras eu quero expor as minhas ideias sobre a minha posição política. Em resposta, digo que não estou encima do muro. Na verdade nunca fiquei encima de muro nenhum.

Penso que o maior mal do nosso país seja, ainda, o analfabetismo político. A alienação ideológica de um povo que, na sua maioria ainda perde muito tempo dando ouvidos a mídia manipuladora que controla e corrói as mentes subnutridas de uma nação burocrática e corrupta desde a sua gênesis. O que me leva a tecer esse comentário é o fato de ver discursos inflamados de direita e esquerda quando, na verdade, o que vejo é uma falta de conhecimento político de boa parte dessa gente que defendem esse ou aquele político sem saber, na verdade, o que acontece na prática. A ponta do iceberg só mostra o quão longe as pessoas estão de identificar que o que rege a nossa nação se chama politicagem e não política. Senão vejamos: Aristóteles afirma que “a politica não deveria ser a arte de dominar, mas sim a arte de fazer justiça”. É o que vemos? Não. Na verdade, todos querem o poder para fazer o oposto a essa ideologia.

Qual governo é melhor? PT ou PSDB? É fato que em ambos os lados vemos maracutaia, improbidades e escândalos. Existem políticos honestos nesses partidos? Com certeza sim. Mas, eles são tão poucos que são sufocados pelos eminentes tubarões dos partidos. Eu mesmo conheço pessoas de caráter de ambos os lados. Quanto a minha posição política, utilizo-me mais uma vez do filósofo Aristóteles para dizer que “a turbulência dos demagogos derruba os governos democráticos”. Querem derrubar o governo eleito democraticamente para colocar quem no poder? Outro golpe de Estado como foi na Ditadura? Nunca leram os livros de História? Não sei se respondi a altura, mas a minha posição é que sou favorável a um Brasil com mais democracia e tolerância com o próximo.

Texto: Odair José, o Poeta Cacerense

Nenhum comentário: