quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Ano Eleitoral no Brasil e o Cenário é Assustador


    Enfim chegamos ao ano de 2022. Ano eleitoral no Brasil e o cenário é assustador. Quando digo assustador estou me referindo ao que vislumbro dentro da minha concepção política. Vai ter muitos que não concordam comigo.

    Tem aqueles que defendem o presidente Bolsonaro como sendo um bom ou ótimo candidato a permanecer no poder. Esses acreditam em “mitos”, “messias” e “deus acima de tudo”. São defensores da “família”, “religião” e outras ideologias conservadoras. Esses vão, no mínimo dizer que não sou um “cristão”, que me desviei da fé e dos bons costumes, dirão que sou lulista e petista e outros istas por ai. Que assim seja. No entanto, na minha opinião, o sistema político no Brasil não pode e não deve estar atrelado a religião. A fé e a coroa nunca deu certo. Não funciona um governo só para os evangélicos, assim como não funciona um governo só para os católicos, ou só para os praticantes das religiões afros ou outras. Não funciona. Não dá certo. Um país onde se defende a Constituição e ela estabelece a liberdade religiosa não funciona a religião atrelada ao Estado como querem os nossos ilustres religiosos, principalmente alguns evangélicos mais fundamentalistas.

    Por outro lado terá aqueles que defendem a volta do ex-presidente Lula ao poder. Esses também vão me criticar pela minha opinião porque eles defendem que o melhor período do Brasil foi no governo do ex-presidente petista. Dirão que não entendo nada de política e que estou do lado de bolsonaristas, que sou fascista, ou machista ou outros istas por ai. Dane-se! Apenas não compactuo com essa ideologia. Não acredito que a volta do ex-presidente vá resolver um problema crônico em nossa nação que perdura desde o seu nascimento. O sistema político que destrói o pobre, o trabalhador em benefício do grande latifundiário, dos banqueiros. E essa é minha opinião.

    Então, se Bolsonaro não resolverá o problema, se Lula não resolverá o problema, o que fazer? Existe uma terceira via? Sinto lhes informar que não! Qualquer um que aparecer com a miníma chance de tirar o governo desses dois, seja Moro, Ciro, Dória, Tiririca, Romário, Hulk, ou até mesmo um alienígena, não mudará o nosso cenário político. Estamos fadados ao fracasso político. Digo isso porque entendo que o problema do Brasil é mais profundo do que imaginamos. Está em cada um de nós. Está na grande maioria absoluta dos analfabetos políticos existentes na nação. Um povo que não lê nada sobre política, que não entende nada sobre política, que não gosta de política, enfim, como podemos esperar alguma coisa de um povo assim?

    Infelizmente um desses dois irá ganhar a eleição esse ano. Infelizmente não terei outra opção a não ser votar nulo no segundo turno. Infelizmente viveremos mais quatro anos nessa labuta diária contra os desmandos de governos hipócritas, cercados de bajuladores corruptos. Infelizmente o cenário é assustador.

    Para finalizar esse texto quero dizer que não acredito que é Deus que coloca esses governantes no poder. Quem os coloca lá são o povo, o eleitor. E, nesse caso, a voz do povo NÃO é a voz de Deus. Tudo pode estar na permissão de Deus, mas nem tudo está na direção de Deus. Então, que seja o que o povo quiser. E o povo tem o governo que merece!

Texto: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário: