quarta-feira, 19 de março de 2014

Lições dos filmes bíblicos


 


Assistir um filme é uma arte. Assistimos filmes por diversão, passatempo, curiosidade, lazer e estudo. Aprendemos muito com os filmes, pois, cada filme tem em si uma ideologia que o permeia e nos faz sairmos do nosso sofá e irmos até o mundo em que o filme retrata. Muito se tem falado sobre o cinema e a cada dia novas teorias e críticas são feitas a sétima arte. Como amante de cinema e crítico de plantão quero tecer mais um comentário sobre lições que os filmes nos passam.

Estou revisitando os filmes bíblicos. Na minha adolescencia assisti a alguns filmes bíblicos e, talves pela idade, não gostava muito. Preferia os filmes de ação. Hoje, um pouco mais experiente e com uma leitura sobre cinema bem mais aguçada estou revisitando os filmes bíblicos. Contemplo neles algumas lições que repasso aos meus leitores neste espaço.

1. Nunca acredite fielmente no que diz o filme.

Isso mesmo. Por mais que o filme seja baseado em uma história real e tenta, a todo custo ser fiel ao relato bíblico, jamais é possível, de fato, retratar a verdade. Nós homens somos corruptíveis e suscetíveis a erros. Por mais que o filme tente ser fiel em seu propósito ele não conseguirá tal feito. Como diz Paulo “Examinai tudo. Retende o bem”. 1 Te 5:21.

2. Analise o contexto bíblico ao qual o filme retrata.

Uma crítica que faço diz respeito aos leitores de forma geral. Muitas vezes acontece da pessoa ter preguiça de ler o contexto bíblico e acreditar piamente na história que o filme conta. Isso pode ser prejudicial. Os filmes sempre tentam romantizar as histórias. Isso acontece porque o filme é comercial e necessita expor o seu produto. E, na maioria das vezes, as pessoas sempre adoram as histórias com romance e final feliz.

3. Seja sempre cauteloso com as ideologias embutidas nos filmes.

Esse é um cuidado essencial que devemos ter. No cinema sempre perpassa ideologias de grupos e sistemas que dominam esse mundo. E, quando atentamos para a recomendação bíblica de que o mundo jaz no maligno, todo cuidado é pouco para não sermos presas fáceis. Principalmente em épocas de grandes produções cinematográficas que Hollywood pretende lançar nos cinemas comerciais a começar com Noé.

4. O que vemos nem sempre é o que vemos.

Como afirmei no parágrafo anterior. Hollywood pretende lançar grandes produções cinematográficas com os personagens bíblicos. O primeiro da lista é Noé. Confesso que estou ansioso para ver. No entanto, por se tratar de megas produções que tem um custo gigantesco é bom estarmos atentos para as ideologias implantadas nos filmes. Nesse contexto é bom sabermos que o que vemos nem sempre é o que estamos vendo.

Considerações finais.

Os filmes bíblicos são excelentes formas de sabermos, mesmo que em alguns casos de forma bem rudimentar, como era as sociedades, as famílias e as vestimentas. Na medida do possível tomando as devidas precauções é possível identificarmos as formas de vidas que habitavam os povos do período bíblico. Sabendo tomar esses cuidados e nunca deixando de ler a Bíblia, os filmes bíblicos são ótimas ferramentas para uma boa noite na frente da telinha. Convenhamos, bem melhor que assistir aqueles filmes sem nenhum contexto cultural e elevo espiritual.

Texto: Odair

Nenhum comentário: