sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

A irmã de Suelen... (Quarta Parte) - Por que o amor faz sofrer?


Ninguém da família entendeu bem a decisão de Suelen. Ela arrumou suas malas e foi embora de casa sem dizer exatamente para onde ia. Disse apenas que ia viver a sua vida em algum lugar longe de Cáceres. Os pais e amigos ainda tentaram convencê-la de terminar os seus estudos, mas ela não quis ouvir nenhum deles.


Dona Adelaide, dias depois, soube, por intermédio de uma pessoa, que Suzana estava tendo um caso com Beto. A princípio ela não acreditou na história e disse que era mais uma fofoca. Suzana estava morando com Henrique, como poderia ter um caso com Beto? Além disso, os dois quase não se conheciam. Pensou ela.


A paixão avassaladora que tomava conta de Beto e Suzana já não os deixava pensar nas conseqüências. Freqüentemente, os dois se encontravam e passavam horas e horas juntos. Viajavam para Mirassol e Quatro Marcos, cidades próximas de Cáceres e, normalmente, iam para a casa de campo de Beto que ficava em um paraíso ecológico no Pantanal a poucos km de Cáceres.


Exatamente por esses encontros na casa de campo que Cristina, esposa de Beto, ficou sabendo do caso do marido com a morena da cidade. Cristina era uma mulher vistosa, muito bonita por sinal. Era clara de cabelos negros cacheados e olhos castanhos envolvente. No entanto, deixava transparecer uma mulher amargurada. Ela sabia que o marido nunca tinha sido fiel com ela, mas sempre era um caso aqui, outro ali. Nunca um envolvimento amoroso da forma que estava sendo agora. Ela notava que seu casamento de mais de 7 anos estava se acabando. Beto já não importava mais com ela e dava pouca atenção para a filha do casal a pequena Michelle de 5 anos e meio.


Por outro lado, Henrique também descobriu que a esposa estava tendo um caso com o empresário. O fato foi curioso. Henrique foi fazer uma entrega de compras do supermercado na casa de umas universitárias. Estava colocando as mercadorias na mesa quando ouviu umas meninas que estavam em uma sala de computador conversando sobre Suelen e sua desistência da Universidade. Ouviu quando uma delas disse: ela foi embora porque descobriu que a irmã tem um caso com o homem que ela queria. As duas eram super amigas, mas Suelen não perdoou a irmã por ter dado o bolo nela.


O coração de Henrique quase saiu pela boca tamanha a sua decepção naquela hora. Ele sempre fora um cara apaixonado por Suzana e não entendia o porquê a esposa tinha feito isso. Agora ele percebia o distanciamento dela nos últimos meses. Então era isso! Mas Henrique era muito sereno e resolveu não comentar nada e ver até onde ia aquele negócio. Nessas horas cada pessoa tem uma atitude e nem sempre é a que tomaríamos.


Beto e Suzana, nos seus encontros, falavam muito sobre eles e a paixão que sentiam um pelo outro. Numa dessas tardes de amor, Beto disse a ela que gostaria muito de ter um filho com ela. Desejava ter um filho homem e que ele seria lindo se fosse filho de Suzana. Prometeu ainda que, caso ela tivesse esse filho ele ajudaria toda a família dela a começar pelo pai dela. Suzana disse a ele que não interessava a ajuda para os pais, até porque eles não mereciam por tudo que tinham feito para que ela e a irmã encontrassem um homem rico, mas que teria o filho porque o amava e era a intenção dela ter um filho dele.


No início da gravidez foi que Henrique resolveu falar com Suzana. Havia se passado mais ou menos uns dois meses desde que ele havia descoberto a traição da esposa. Perguntou a ela porque a mais de cinco meses ela havia abandonado o serviço na livraria e o enganava sobre isso. Suzana pediu mil desculpas a ele e contou-lhe que tinha se envolvido com Beto e que não conseguia se livrar daquele sentimento. Contou, também, que o empresário a ajudava com o salário e que estava grávida dele. Henrique disse que a deixaria livre, mas que nunca a perdoaria por ter feito isso com ele. Suzana sabia que não merecia mesmo o perdão de Henrique.


Cristina ficou furiosa quando foi conversar com Beto a respeito de Suzana. O empresário deixou que ela falasse o que queria e não deu muita importância. Era totalmente diferente daquele homem amoroso que Cristina conhecera há anos atrás. Ele disse a Cristina que se ela não estivesse satisfeita com o casamento que fosse embora e o deixasse em paz. Foram muitas lágrimas que Cristina derramou depois daquele dia. Seu coração sentia um aperto. O que mais a magoava era o silêncio de Beto. Ele não falava sobre Suzana. Mas Cristina sabia que todos os dias ele saia com ela.


Após Suzana se separar de Henrique ela foi morar em um apartamento que Beto havia comprado para os dois. A gravidez de Suzana corria normalmente sob cuidados médicos e acompanhamento psicológico. Mas com o passar dos meses e conforme a barriga dela aumentava a visita de Beto ao apartamento foi ficando cada vez menor. No começo ele vinha todos os dias e agora vinha uma ou, no máximo, duas vezes na semana. Suzana começou a pensar coisas e a ficar preocupada. O que estava acontecendo. Ela ficou mais apreensiva ainda quando foram tirar a utrassonografia e, mesmo vendo que era um menino, Beto não esboçou reação de alegria.


Perto de ter filho, Suzana recebeu a visita de sua mãe. Dona Adelaide conversou com a filha durante alguns minutos e percebeu a tristeza nos olhos da filha. Perguntou a ela o que tinha acontecido. Suzana explicou que Beto havia mudado muito nos últimos dois meses e que ela ficava a maioria do tempo ali sozinha. Dona Adelaide olhou para a filha e falou com bastante tristeza: “Filha, acho que nunca seremos perdoados pelo que fizemos a vocês”. Suzana indagou a mãe do que ela estava falando e Dona Adelaide continuou: “Seu pai e seu tio por causa da ambição deles fizeram com que as minhas lindas filhas tivessem esse destino cruel”. Suzana olhou fixamente para a mãe e cada vez mais ficava sem entender nada. Solicitou que ela falasse logo de uma vez o que queria dizer. “Minha filha”, disse dona Adelaide, finalmente, “tem dois meses que Suelen voltou. Ela está totalmente mudada. Parece até outra mulher. Decidida, mais bonita e com uma personalidade forte. Dois dias depois que ela chegou Beto a procurou e disse que está apaixonado por ela”.


O mundo de Suzana desabou...


Texto: Odair José.

Nenhum comentário: