segunda-feira, 18 de maio de 2009

Um exemplo de vida


"O homem nada mais é do que aquilo que ele faz de si mesmo” ·
Jean-Paul Sartre

Então parei e me perguntei: o que estou fazendo de mim mesmo? Qual a expectativa tenho do meu futuro? E descobri, depois de longas noites de reflexão, que minha vida é importantíssima para ser interrompida por um deslize natural da vida. Se fizer da minha vida uma fonte de conhecimento e passar esse conhecimento para pessoas que merecem aprender alguma coisa já fiz boa parte do que a vida me proporcionou. Quero deixar para a posteridade e para os meus filhos, coisas que os farão terem orgulho do pai que tiveram, do amigo e do companheiro.
Naturalmente que nem todas as manhãs são iguais. Tem dias e dias. Dias que amanhece com um sol radiante e ficamos felizes por isso. Mas, tem dias que o sol não aparece e nem por isso devemos desanimar. A vida segue o seu rumo e não podemos deixar que o desânimo ou uma frustração venha interromper a nossa trajetória.

Quando José se viu diante da oferta da mulher de Potifar poderia muito bem ter aproveitado a ocasião e se deleitado na sensualidade que provavelmente ela tinha. Mas seria algo passageiro. Como ele optou por manter a sua integridade e caráter, teve que passar um bom tempo na cadeia. No entanto, hoje ele é visto e lembrado como um exemplo de caráter e perseverança. Se tivesse ficado com a mulher naquele dia, hoje ele estaria na galeria de mais um devasso e pederasta.

Não é fácil mantermos um padrão elevado em meio uma sociedade tão corrompida como a nossa, mas é necessário que isso aconteça. Tenho minha formação própria de que é preciso ter uma visão diferenciada no mundo moderno de hoje. Por isso, caminho com os olhos abertos em direção a fazer da minha vida um exemplo para as gerações posteriores.


Texto: Odair José.

Nenhum comentário: