segunda-feira, 30 de maio de 2011

I Festival de CInema de Cáceres - "Olhares do Pantanal".




Cáceres sediou neste final de semana o I Festival de Cinema Olhares do Pantanal. Realizado pelo Cine Xin e com o auxiliou do Governo do Estado por meio da Lei de Incentivo a Cultura , o festival tem como apoiadora a Universidade do Estado de Mato Grosso( Unemat).

O evento que teve início na última sexta-feira(27) trouxe para o público mostras competitivas de produções independentes, além de oficina de audiovisual, que foi uma forma de aproximar o público das técnicas de produção caracteristicas da sétima arte.

Para a pró-reitora de Extensão e Cultura da Unemat, Juliana Mattiello, a proposta do festival revive na população deCáceres a paixão pelo cinema, além de incentivar a formação de novos públicos. A pró-reitora enfatizou o papel da universidade em apoiar ações que incentive a cultura e a produção artística.

Sucesso de público e de participantes, a primeira edição do festival segundo a coordenadora geral Elainne Pires Cintra trouxe a satisfação de contribuir para o fomento das produções audiovisual da região. Para coordenadora, a proposta foi muito bem aceita população que prestigiou as exibições das produções e participou das oficina e do encontro de cineclubes.

Personalidade homenageada pelo festival, o pesquisador e cineasta matogrossense Luiz Borges, que é diretor de “ A Cilada com Cinco Morenos”, destacou a participação da Unemat como instituição parceria na realização do evento. “O festival já nasce vencedor por ter entre seus parceiros uma importante universidade do nosso estado”, enfatizou o produtor que é autor do trabalho científico que registra os 100 anos de cinema em MT.

Como filme homenageado pelo festival, “Nó de Rosas” de Gloria Albuês trouxe para o público uma Cáceres dos casarios centenários, do magestoso Rio Paraguai , dos monumentos históricos como um dos cenários para compor sua história . Uma homenagem também para os cacerenses que puderam reconhecer a sua cidade estampada na grande tela.

link http://www.unemat.br/noticias/wmview.php?ArtID=6331
veja também http://www.jornaloeste.com.br/?pg=noticia&idn=16571

Nenhum comentário: