terça-feira, 25 de março de 2014

Vícios, desejos e virtudes



Vícios...

Você será avarento se conviver com homens mesquinhos e avarentos. Será vaidoso se conviver com homens arrogantes. Jamais se livrará da crueldade se compartilhar sua casa com um torturador. Alimentará sua luxúria confraternizando-se com os adúlteros. Se quer se livrar de seus vícios, mantenha-se afastado do exemplo dos viciados. Seneca.

Desejos...

Todos os homens buscam a felicidade. E não há exceção. Independentemente dos diversos meios que empregam, o fim é o mesmo. O que leva um homem a lançar-se à guerra e outros a evitá-la é o mesmo desejo, embora revestido de visões diferentes. O desejo só dá o último passo com este fim. É isto que motiva as ações de todos os homens, mesmo dos que tiram a própria vida. Blaise Pascal.

Virtudes...

As três peneiras … Um homem procurou Sócrates e disse-lhe:
– Preciso contar-lhe algo. Você não imagina o que me contaram a respeito de… Nem chegou a terminar a frase, quando Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:
– Espere um pouco. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras? Só passe algo para frente após passar pelo crivo das três peneiras.
Primeira: a verdade. O que vai contar é absolutamente verdadeiro?
Segunda: a bondade. O que vai contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?
Terceira: a necessidade. Você acha mesmo necessário contar esse fato e passá-lo adiante? Resolve alguma coisa? Ajuda alguém? Melhora alguma coisa?
Se não passar pelas três peneiras esqueça e enterre tudo. Será uma intriga a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia. Platão.

Nenhum comentário: