quarta-feira, 12 de junho de 2019

Análise de “A balada de Buster Scruggs”



Análise a seguir baseada nos contos de “A Balada de Buster Scruggs” 

Começando pelo primeiro conto que mostra a história do próprio Buster Scruggs, mostra um cowboy viajando pelo silêncio e pelo vazio do velho oeste o que me fez refletir sobre o vazio existencial que presenciamos todos os dias. Sua voz ecoa entre as montanhas o que reflete a nossa insignificante existência no universo onde nossa voz e pensamentos ecoam em meio à vastidão do mundo em que vivemos. Logo em seguida é notável a autoconfiança de Buster, e outra coisa bem notável é a cor de sua vestimenta, branca, que fica bem aparente durante todas as cenas, e que também não é comum em meio as outras pessoas que o personagem encontra durante o conto. A nítida autoconfiança de Buster em suas habilidades de duelo e de cartas mostra que ele crê que consegue enfrentar tudo, mas, assim que ele sai do último bar e avista um homem vestido totalmente de preto, o que chama a atenção, o chama para um duelo e é onde Buster acaba por ser derrotado em seu último duelo.

Este conto para mim, foi o mais importante e o que contém praticamente todas as reflexões que contém nos outros contos. A vestimenta totalmente na cor branca de Buster nos remete a fazer uma comparação direta entre o branco de sua roupa ser uma imagem personificada da “vida” e o último personagem vestido de preto remete a “morte”, autoconfiança é algo bom, mas que nem sempre é útil e eficaz, visto que você pode confiar demais em si mesmo e acabar deduzindo que você é “invencível”. A conclusão que cheguei foi a que nem o melhor do melhor consegue “driblar a morte”, a morte é inevitável e isso é um fato.

Dentre essa análise de minha autoria, ainda resta alguns pontos que desejo tratar nesta análise, vossa excelência professor Odair pontuou algumas ideias importantes sobre os contos que desejo tratar aqui em seguida apenas uma ideia que julguei mais importante ao meu ver.

Qual o significado da existência humana? 

Durante todos os contos lidamos com a morte de algum personagem de todas as maneiras, visto isso, a única “missão” predeterminada e que sem dúvidas será cumprida será a morte, vivemos para morrer, uma frase que levo pra minha vida, então porque não aproveitarmos enquanto podemos? A vida é apenas um sopro, nada mais além disso. “Nossa existência é inexistente” frase minha ou que talvez já tenha sido dita por alguém importante, mas isso não vem ao caso, “somos apenas um grão de areia da praia esperando para ser levado pela onda do mar da vida” aqui finalizo minha análise, curta, mas profunda ao meu ver onde digo tudo o que passou pela minha mente durante os contos, talvez eu tenha deixado passar alguma coisa, mas talvez eu acrescente assim que puder. Grato pela experiência vivida em suas aulas.

Aluno: Brandon Lee 
Prof. Odair José 
Série: 2º Ano E.M. Colégio Q. I - Cáceres, MT

Nenhum comentário: