quinta-feira, 14 de maio de 2020

A função prática da arte


A função prática da arte. Quero tecer alguns comentários sobre esse assunto. Na verdade, acho-o um tanto espinhoso, mas devo falar sobre isso também. Pelo menos é o que penso. E deixo bem claro que é a minha opinião sobre o assunto. Para falar sobre isso devo fazer perguntas e tentar respondê-las dentro da minha percepção da linguagem da arte. 

Entendo que a função prática da linguagem pode ser entendida na escrita de uma lista de compras do supermercado ou no registro de um diário. Uma agenda que determina os meus passos e orienta-me na organização do que devo fazer com o meu tempo. E a função artística? Entendo que o que mais gosto de fazer, isto é, escrever poemas pode ser definido como uma função artística. Assim como a letra de uma música ou uma peça de teatro. Mas, em que sentido podemos dizer que a arte não serve para algo? Essa pergunta pode parecer sarcástica, mas é necessária porque algumas pessoas a fazem. Neste sentido, digo que a arte serve para, além de produzir efeitos estéticos, como o sentimento da rima de um poema, por exemplo, transmitir mensagens e criar identidades para um povo ou grupo. Então, sinto-me na responsabilidade de dizer que a arte é fundamental para a compreensão do ser humano enquanto ser social. 

A linguagem da arte é essencial para vislumbrarmos a beleza existente na vida, no mundo e no próprio ser humano. A arte, a poesia, a música é muito mais do que podemos imaginar e seria impensável vivermos em um mundo sem essa linguagem tão fundamental para a nossa sobrevivência. 

Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário: