quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Compreender um filme


Uma criança é instigada a aprender a ler assim que começa seu ciclo de vida na sociedade atual. Algumas mais cedo, outras nem tanto. Mas todas, no mundo de hoje, é levada a aprender a leitura.
Cantar é um dom que algumas pessoas tem e que cultivam durante suas vidas. Cantar, no entanto, é diferente de ler. Mas, assim como a leitura, exige uma disposição em aprender. Nesse sentido, a leitura e o cântico são consequências de um bom aprendizado.
Ver e compreender um filme pode ser comparado a esses dois modelos citados acima. Claro que ver é um ato passivo e todas as pessoas (com excessão dos cegos) podem ver um filme normalmente. Compreender o filme é a questão.
Para compreender é necessário, assim como a leitura e o canto, um aprendizado. Neste caso é o ato ativo da pessoa que assiste o filme. Todo filme, no mínimo, tem uma ideologia e o objetivo central é transmitir uma idéia ou um ponto de vista sobre determinado tema ou assunto. A verdade, mesmo que o filme tente isso, é relativa e não 100% confiável.
Compreender o filme, neste sentido, exige um esforço, uma dedicação e, o mais importante, um interesse. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é exatamente desenvolver uma premissa de estudar alguns filmes e, de acordo com as conclusões, elaborar um trabalho sobre eles.

Texto: Odair

Nenhum comentário: