sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Rua Gal. Osório – Cáceres, MT


As lembranças de uma rua em que passei inúmeras vezes e que chama a atenção para o seu longo trajeto. Ali o tempo passou e deixou lembranças. Em seu contorno casas comerciais e residências ganharam espaço e histórias se construíram.

O início é na fábrica de carrocerias Paraná, próximo a Avenida São Luiz e tem o seu fim onde, em um passado remoto, existia a Ponte Branca perto do Fórum da cidade. No entanto, esse início e fim da rua podem ser pensados ao contrario, isto é, invertendo-se o seu começo e o seu fim. Para mim, como sempre ia da minha casa para o centro a imaginação assim a descreve. Foi assim que a construí no meu imaginário.

A Rua General Osório é uma reta onde vidas transitam no dia-a-dia da agitada cidade das bicicletas. Falar de uma rua não é lá a coisa mais importante desse mundo. Não parece ser uma atitude muito sensata. Mas gosto de pensar as coisas de forma diferente e por isso a construção desse registro da Rua Gal. Osório. Por isso creio ser importante deixar esse pequeno ensaio dedicado a essa rua. Uma rua que sempre passei por ela. Durante mais de vinte anos vi sua paisagem mudar muito. Quantas vezes passei por ela?... Inúmeras vezes.

A idéia de escrever surgiu a partir do momento em que meu amigo Gímerson teve a brilhante imaginação de fotografá-la. Com minha câmera que ele havia emprestado fotografou a rua desde o seu início até o seu fim. O ensaio fotográfico ficou primoroso e revela muito dessa rua magnífica. As fotos me inspiraram a escrever sobre ela e este é apenas um ensaio.

A Ponte Branca? Bem, a sua destruição pelo poder público é um fato a ser problematizado dentro em breve aqui neste espaço.

Odair José

Foto da rua: Gímerson.

Um comentário:

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom